segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Intercambio cultural: comunidade escolar e comunidade indígena



                                                                          
                                                                                                                    por Maria Benvinda e Justiniano Sales

No ano de 2011 entre os meses abril e novembro, foi realizado na cidade de Porto Alegre do Norte – MT o Projeto Intercambio Cultural, o objetivo do mesmo era ter uma visão geral dos Povos Indígenas.  Os professores de história, língua portuguesa e educação física da Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza e as escolas indígenas do Povo Tapirapé - Tapi’Itawa - participaram da realização.
Foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, produção de texto, documentários e um intercambio cultural. Esse intercambio se deu por meio de visita dos alunos da escola Alexandre Quirino de Souza a aldeia Tapirapé, e em um segundo momento, os alunos indígenas vieram conhecer a escola em questão.
A mobilização da Escola Alexandre Quirino de Souza, possibilitou para o entendimento desses povos, o reconhecimento da sua cultura. A verbalização dos pré-conceitos arraigados em relação ao índio despertou a curiosidade e quebrou paradigmas, corroborando assim para troca e manifestação intelectual e artística das comunidades em questão, bem como o reconhecimento dos povos indígenas e de seus direitos.
Para a comunidade Porto-alegrense foi um momento de grande aprendizado e de troca simultânea de culturas. A preservação da língua, a vida comunitária, os costumes, o gosto pela arte e, o jeito de lidar com a natureza, são fatos observáveis e marcantes no povo Tapirapé.

Nenhum comentário: