sexta-feira, 24 de abril de 2009

Novo projeto PPP-Ecos

A Associação Terra Viva concorreu ao último edital do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais do Cerrado e foi contemplada com um projeto de consolidação de seu projeto anterior. Após dois anos de trabalho em contato com diferentes comunidades e agindo com parcerias como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) na realização de visitas a assentamentos e terras indígenas, bem como seminários de áreas de preservação permanente, além da Articulação Xingu-Araguaia na realização da Campanha contra o uso irracional do fogo, a Terra Viva levantou elementos para a elaboração dessa nova etapa do projeto: o cercamento de áreas de preservação permanente (APP).

O projeto consiste em traçar as famílias interessadas que se comprometam a cercar suas APPs e beneficiá-las com bolas de arame suficientes para o cercamento da área delimitada pela família e pela ATV. A contrapartida das famílias é colocar as estacas para o cercamento e realizar coleta de sementes nativas para o reflorestamento da área. Após o cercamento, a família assina um termo de compromisso e a ATV disponibiliza as bolas de arame.

A ATV ainda está em fase de levantamento dessas famílias que participarão do projeto e o cercamento das áreas deve ocorrer até setembro de 2009.

Na foto, área que será cercada na propriedade de Marcionílio no P.A Santo Antônio do Fontoura - São José do Xingu em março de 2009.

Nenhum comentário: